Bauhaus

Bauhaus

pioneiros do subgênero do design gráfico conhecido como identidade corporativa, Walter Gropius que fundou a Bauhaus em 1919, entre outros.
Movimento estético - social - filosófico, oriundo da Holanda, que teve alguma influência sobre o design e artes plásticas.
Entre seus colaboradores estavam Doesburg, Piet Mondrian, Gerrit Rietvield, entre outros. Um dos mais idealistas movimentos do século XX, o De Stijl (ou Neoplasticismo) foi um marco da arte moderna, o «mais puro dos movimentos abstractos».
Doesburg fundou o movimento De Stijl juntamente com Piet Mondrian em 1917. Acreditavam que a arte devia reconciliar as grandes polaridades da vida - “Natureza e intelecto”.
Para a génese das ideias professas na Bauhaus vieram fortes contribuições de artistas e intelectuais da Holanda.
No início do século xx, a Holanda, junto com a Alemanha e a Rússia, ocupou a vanguarda na evolução do design gráfico internacional. A mais original contribuição holandesa foi o trabalho de Piet Zwart, fotógrafo, tipógrafo e designer industrial.
As figuras destacadas dessa vanguarda foram
Gerrit Rietveld (*1888 †1964), criador de móveis e interiores;
Piet Zwart, artista gráfico e fotógrafo;
Piet Mondrian (artista plástico, de cunho religioso),
Théo van Doesburg, motor do movimento vanguardista De Stijl.
Já em 1916, Théo van Doesburg tinha publicado na revista de stijl artigos sobre uma composição puramente tipográfica e rejeitara a inclusão de ornamentos.
Em 1921, van Doesburg publicou a revista MECANO, também um bom exemplo para a nova tipografia.
O movimento De Stijl, articulado pela revista do mesmo nome, deixou poucas obras construídas; contudo, o impacto da sua ideologia (espiritualista e esotérica) foi significativo tanto na Holanda, como na Alemanha.
O ângulo recto e as três cores primárias, completadas pelo preto, branco e cinzento compunham os elementos básicos da expressão. Uma vez que os meios de criação artística ficavam assim especificados, era agora...

Similar Essays