Senado Dos Eua

Senado Dos Eua

  • Submitted By: 9georges
  • Date Submitted: 10/18/2009 12:41 PM
  • Category: Business
  • Words: 996
  • Page: 4
  • Views: 303

Economia internacional
Senado dos EUA aprova emenda que muda cláusula protecionista

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira uma emenda que ameniza a chamada cláusula "Buy American" (compre produtos americanos, em tradução livre) do plano de recuperação econômica enviado pela Casa Branca ao Congresso.

Pela cláusula em questão, somente aço, minério de ferro e manufaturados produzidos nos Estados Unidos poderiam ser usados em projetos contemplados pelo pacote de quase US$ 900 bilhões.

A legislação causou protestos de vários parceiros comerciais dos EUA, que classificaram a medida como "protecionista".

A emenda aprovada em votação oral nesta quarta-feira pelo Senado não descarta totalmente a medida, mas afirma que ela "deve ser aplicada de uma maneira que contemple as obrigações dos Estados Unidos em acordos internacionais".

Uma proposta do senador John McCain, ex-rival de Obama na disputa pela Presidência, de retirar totalmente a cláusula do plano foi rejeitada por seus colegas.

A aprovação da emenda acontece um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter afirmado em entrevistas a redes de TV americanas que o país deveria evitar "uma guerra comercial" e medidas que "sinalizem protecionismo".

A Casa Branca também já havia afirmado que apoia a preferência por produtos americanos nos projetos financiados pelo pacote, desde que isto não viole os acordos comerciais com outros países.

O plano de recuperação enviado pelo governo foi aprovado pela Câmara dos Representantes na semana passada e está sendo analisado pelo Senado, que deve votá-lo ainda esta semana.

O senadores do Partido Republicano, cujo apoio ao pacote é praticamente essencial para a sua aprovação, também tinham colocado restrições à cláusula "Buy American".

Críticas
Em entrevista na última terça-feira ao correspondente da BBC no Brasil, Gary Duffy, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a medida, que classificou como...

Similar Essays