Quanto Vale Ou É Por Quilo

Quanto Vale Ou É Por Quilo

http://www.mnemocine.com.br/cinema/crit/llusvarghi.htm

Sobre as relações entre cinema nacional e
discurso jornalístico em “Quanto vale ou é por quilo?” *


por por Luiza Lusvarghi (UniFiamFaam e Universidade São Marcos) **

Resumo
Filmes nacionais recentes como “Bicho-de-Sete Cabeças”, “Cidade de Deus”, “Carandiru”, “O Invasor” –, tiveram seus argumentos baseados em livros-reportagem ou romances que exploram a realidade do país e são, pretensamente, baseados em fatos reais e se valem disso para atrair o público. No último filme de Sérgio Bianchi, “Quanto Vale ou é por quilo” (2005), o discurso jornalístico, aparentemente, se transforma praticamente em uma metalinguagem para abordar a realidade, a periferia e os conflitos sociais do país. Mas o que está em jogo é a linguagem do cinema, na qual a televisão, historicamente herdeira do rádio, vai buscar recursos para firmar-se na medida em que se desenvolve a tecnologia da imagem.
Palavras-chave: Exclusão social-discurso jornalístico-cinema nacional

Em alguns filmes mais recentes do cinema nacional, de temática realista – “Bicho-de-Sete Cabeças”, “Cidade de Deus”, “Carandiru”, “O Invasor” –, os argumentos foram baseados em livros-reportagem ou romances que exploram a realidade do país e são, pretensamente, baseados em fatos reais e se valem disso para atrair o público. No último filme de Sérgio Bianchi, “Quanto Vale ou é por quilo” (2005), o discurso jornalístico se transforma praticamente em uma metalinguagem para abordar a realidade, a periferia e os conflitos sociais do país.
No início do cinema nacional, a crônica policial e a sátira política sempre foram fontes de inspiração. A crônica policial alentou as primeiras produções brasileiras de sucesso, e os títulos dos filmes praticamente resumem a crônica policial daquele tempo – a professorinha de São Paulo que anavalhou o noivo na terça-feira de carnaval é “Tragédia Paulista”, a estória do estrangulador Miguel Trad que esquartejou sua vítima e a...

Similar Essays